PRODUÇÃO DE LIXO NO BRASIL
PRODUÇÃO DE LIXO NO BRASIL
[ ] De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aproximadamente 160 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos são geradas por dia no Brasil. Em apenas uma semana, os brasileiros jogam no lixo no total, de 1,52 milhão de toneladas de resíduos sólidos descartado semanalmente.
Das mais de 79 milhões de toneladas de lixo geradas em 2019, 72,7 milhões foram coletadas. Desse montante, 40% foi descartado incorretamente, ou seja, em aterro controlado ou lixão, que são prejudiciais ao meio ambiente.
Proporcionalmente, o estado que mais produz lixo é São Paulo. No total, foram 498 kg de resíduos sólidos gerados por apenas um paulista durante o ano. Por outro lado, Santa Catarina, estado que menos produz lixo, proporcionalmente, gerou 257 kg de resíduos sólidos por habitante.
Amazonas possui uma população de 4,2 milhões de habitantes – um quinto da população do estado de Minas, a média de produção de lixo por habitante amazonense é de 380,5 kg por pessoa, 17% a mais que a dos mineiros. o total de municípios com coleta seletiva aumentou 29% entre 2010 e 2019. 73% das cidades brasileiras já possuem esse tipo de coleta, no entanto, ela ainda não cobre a totalidade dos municípios e ocorre de forma incipiente.
Brasil está produzindo cada vez mais lixo e já é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. A cada ano que se passa o Brasil têm produzido mais lixo.
O país recicla apenas 3% de suas 79 milhões de toneladas de lixo produzidas por ano.
hiej
ResponderExcluirMuito bom!!!😊
ResponderExcluir