RESENDE: ATERRO VERDE

 lixão é uma forma inadequada de disposição final de rejeitos, que se caracteriza pelo simples descarte de lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública, segundo a definição do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Como os lixões são locais de descarte ilegal, não existe nenhum controle quanto ao local de disposição ou aos tipos de resíduos depositados. Resíduos domiciliares e comerciais de baixa periculosidade podem acabar sendo depositados junto com resíduos de alto poder poluidor, como os industriais e hospitalares.

Além disso, esses depósitos irregulares são utilizados pela população carente como uma forma de obter renda, por meio da coleta de materiais. Os catadores que trabalham em lixões ficam expostos a diversos riscos. Os lixões, portanto, causam problemas ambientais, de saúde pública e sociais.

Resíduos ou rejeitos?

Resíduo é tudo aquilo que pode ser reutilizado ou reciclado. Para isso, é preciso que os componentes de determinado produto sejam separados de acordo com sua composição. Já o rejeito é um tipo específico de resíduo sólido, aquele para o qual ainda não existe nenhuma possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem. Nesses casos, a solução ambientalmente correta é encaminhar o rejeito para um aterro sanitário licenciado.

O Aterro de Lixo Verde e Construção Civil funciona no município desde 2010 e faz parte do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PGIRS, gerido pela AMAR.

No município de Resende/RJ, não há cobrança de taxas e o aterro está localizado na Estrada Resende Riachuelo, no bairro Casa da Lua. O horário de funcionamento para entrega de resíduos é de segunda à sexta- feira, de 7h às 17h e aos sábados de 7h às 12h.

Fonte: https://www.ecycle.com.br/lixao/

CMGV/RESENDE/RJ

Alunos: Maria Eduarda, Michaella, Talia, Gabrielli e Clara

Turma:810  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÓDIA SOBRE O LIXO